O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a resolução que cria o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV) que tem o objetivo de planejar e implantar ações de combate a roubo e furto de veículos e cargas assim como gerir o controle de tráfego. Definido pela Resolução 212 do Contran, o SINIAV é resultado dos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho definido pelo Ministério das Cidades.
Em cinco anos, todos os veículos do país deverão circular com um dispositivo eletrônico. É o que determina uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito(Contran), publicada nesta quarta-feira (22). Os primeiros testes estão sendo feitos em São Paulo.
Para maiores infomações clique nos logotipos abaixo:
Contran cria sistema eletrônico de indentificação de veículos.
São Paulo é primeira cidade brasileira a implantar chips em veículos.
Conheça a tecnologia que deverá ser usada nos chips veiculares.
Um comentário:
Olá,
O que me deixa mais preocupado não é a propria perda de privacidade, mas sim a impunidade de um sistema como esse pode causar. Como é de praxe o infrator irá criar uma forma de sair impune e o usuário terá que arcar com o custo das multas e da instalação dos chips, pois quem paga impostos somos nós!
Caso o chip seja um RFID a segurança é muito limitada e restrita, pois facilmente muito facilmente o mesmo pode ser clonado e, consequentemente, o motivo inicial que era segurança irá ser burlado pelos criminosos e o usuário terá que arcar com todo o custo de instalação de um sistema ineficiente.
Para se clonar um chip RFID é muito simples! Inicialmente é necessário saber a frequência de transmissão do mesmo. Depois de sabida a frequência é necessário ter um receptor que trabalhe na mesma frequência. Com isso o codigo de um carro é transmitido por essa frequência é copiada e pode ser reproduzida por um transmissor facilmente.
Uma outra falha dos RFID é a facilidade de se danificar o mesmo. A partir do momento que um estilete é passado em cima da etiqueta a mesma para de funcionar, portanto no caso de um furto de um veiculo o criminoso irá "cortar" o chip e poderá passar pelas antenas sem ser notado. Portanto o mesmo só será punido, caso passe por uma viatura que tenha a antena receptora e verificar que o veiculo esta com o chip danificado.
Será que isso é vantajoso para nós?
No entando seria muito interessante a utilização dos chips em permissionários como onibus, caminhões e etc, pois esses sim tem que ser monitorados para saber se estão cumprindo com os contratos com o governo da forma que foram contratadas e que estamos pagando com os nossos impostos.
Postar um comentário