REDMOND, Estados Unidos (Reuters) - A Microsoft revelou na quinta-feira o seu player portátil de mídia "Zune", e espera que a capacidade de baixar música sem necessidade de fios do aparelho conquiste usuários, apesar dos cinco anos de presença do iPod, da Apple, no mercado.
A maior produtora mundial de software disse que o player de música é o primeiro passo para a criação de uma marca completa de aparelhos portáteis, e que um celular Zune também está em seus planos.
A Microsoft anunciou que lançará o Zune, com memória de 30 gigabytes, e um concorrente para a loja online de música iTunes, também da Apple, conhecido como Zune Marketplace, nesta temporada de festas de final de ano, nos Estados Unidos.
O novo player retangular, distribuído aos jornalistas participantes de uma entrevista coletiva, tem aparência semelhante à do iPod, com um botão circular de controle, mas sua tela é maior -três polegadas. O Zune estará disponível em branco, preto e marrom.
A Microsoft não estabeleceu a data de lançamento ou o preço, mas disse que o recurso de conexão sem fio do Zune, que permite aos usuários trocar arquivos de fotos e música, diferenciará o produto do iPod, líder do mercado de players.
Os analistas dizem que a conexão sem fio, que no momento não é oferecida nos modelos do iPod, atrairá alguns consumidores, mas que os ganhos de mercado do novo player provavelmente surgirão em detrimento de outros fabricantes de players, como a Creative Technology e a SanDisk .
"O Zune não vai matar o iPod, mas oferecerá recursos interessantes que no momento faltam à Apple", disse Michael Gartenberg, analista da Jupiter Research. "Ainda assim, o mercado que ele deve conquistar provavelmente virá de outros fornecedores de aparelhos, e não da Apple."
O Zune, em companhia do console de videogames Xbox, é parte da estratégia de diversificação da Microsoft, que quer se expandir além de seu negócio básico, o software para computadores, setor no qual enfrenta concorrência de rivais na Web como o Google .
A maior produtora mundial de software disse que o player de música é o primeiro passo para a criação de uma marca completa de aparelhos portáteis, e que um celular Zune também está em seus planos.
A Microsoft anunciou que lançará o Zune, com memória de 30 gigabytes, e um concorrente para a loja online de música iTunes, também da Apple, conhecido como Zune Marketplace, nesta temporada de festas de final de ano, nos Estados Unidos.
O novo player retangular, distribuído aos jornalistas participantes de uma entrevista coletiva, tem aparência semelhante à do iPod, com um botão circular de controle, mas sua tela é maior -três polegadas. O Zune estará disponível em branco, preto e marrom.
A Microsoft não estabeleceu a data de lançamento ou o preço, mas disse que o recurso de conexão sem fio do Zune, que permite aos usuários trocar arquivos de fotos e música, diferenciará o produto do iPod, líder do mercado de players.
Os analistas dizem que a conexão sem fio, que no momento não é oferecida nos modelos do iPod, atrairá alguns consumidores, mas que os ganhos de mercado do novo player provavelmente surgirão em detrimento de outros fabricantes de players, como a Creative Technology e a SanDisk .
"O Zune não vai matar o iPod, mas oferecerá recursos interessantes que no momento faltam à Apple", disse Michael Gartenberg, analista da Jupiter Research. "Ainda assim, o mercado que ele deve conquistar provavelmente virá de outros fornecedores de aparelhos, e não da Apple."
O Zune, em companhia do console de videogames Xbox, é parte da estratégia de diversificação da Microsoft, que quer se expandir além de seu negócio básico, o software para computadores, setor no qual enfrenta concorrência de rivais na Web como o Google .
Nenhum comentário:
Postar um comentário